Dr Geraldo Possendoro
Medicina Comportamental - Psicoterapia
Especialista no Tratamento e Gerenciamento da Ansiedade
Dr Geraldo Possendoro - CRM 65641 - RQE 15313
Atualização Profissional em Ansiedade e Depressão pela Harvard Medical School - Harvard University
Professor Convidado de Técnicas de Medicina Comportamental, Neurociência do Comportamento, Terapia Cognitivo Comportamental dos Transtornos de Ansiedade e Psicofarmacologia dos Ansiolíticos no Departamento de Psicobiologia (Neurociência do Comportamento) da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - 2002 a 2019.
Aulas ministradas para a Graduação Médica, Biomédica, Pós Graduação Lato Sensu e Strictu Sensu - 2002 a 2019
Médico pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
Especialização em Medicina Comportamental pela UNIFESP
Especialização em Neuropsicologia pelos Departamentos de Neurologia e Psicobiologia (Neurociência do Comportamento) da UNIFESP
Psicoterapeuta com Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo AMBAN - Ambulatório de Ansiedade - da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
Especialização em Psicologia Clínica - Teoria Psicanalítica pela PUC - SP
Formação Avançada em Terapia Racional Emotiva pela Albert Ellis Institute - NY - USA
Mestre em Neurociências e Comportamento pela USP
Título de Especialista conferido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) - Registro de Qualificação de Especialista em Psiquiatria (RQE) conferido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) - RQE 15313 - (Sub) Especialização em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.
O QUE TRATAMOS
TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
A ABORDAGEM TERAPÊUTICA DEVE SER SEMPRE INDIVIDUALIZADA
Pacientes com Crises de Ansiedade as quais "parecem cair do céu" e que os levam a começarem se esquivar de situações da vida, trazendo limitações, é o que chamamos de Quadros de Pânico.
Pacientes que apresentam uma Ïntolerância às Incertezas futuras, com muitos ... "E se ..." ... ou seja: mas e se ocorrer isso ... ou e se ocorrer aquilo ... sendo esses "E se ..." sempre Catastróficos, é o que chamamos de Quadros de Ansiedade Generalizada.
Pacientes que têm a necessidade de Realizar Rituais de Simetria, Checagens, ou Limpeza / Descontaminação, com perda inútil de tempo, imenso desgaste, com o propósito de se sentirem "mais no controle" é o que chamamos de Quadros de TOC.
Pacientes que apresentam Elevada Ansiedade para Falar em Público ou quando entram socialmente em Evidência ou que chegam a Evitar Restaurantes Cheios, Atividades Sociais por Medo de Expor e situações similares é o que chamamos de Quadros de Ansiedade Social.
Pacientes que passaram por Traumas Emocionais e Revivenciam esses Traumas em Pesadelos e Acordados e também apresentam uma tendência de Isolamento Afetivo, que não tinham antes do Trauma, é o que chamamos de Quadros de Stress Pós Trauma.
O PROCESSO DE STRESS
CADA PACIENTE EM PROCESSO DE STRESS APRESENTARÁ UM CLUSTER DE SINTOMAS DIFERENTES
O Stress Emocional não é um sintoma, como uma dor de cabeça e também não é uma doença, como uma enxaqueca.
O Stress Emocional é um Processo de Ansiedade Crônica e Elevada, no qual podemos entrar e do qual podemos sair.
São 03 as fases do Processo de Stress:
. Alerta
. Resistência
. Exaustão
Na Fase de Exaustão do Stress começam a surgir vários sintomas, que vão desde Insônia e Sintomas Depressivos, passando por Amigdalites, Resfriados, Sinusites, Larigintes, Faringites e Alergias mais frequentes, até Dificuldades Sexuais, Hipertensão Arterial e/ou Diabetes de difícil controle, Palpitações (sem doença cardíaca de base), Doenças Crônicas de Pele ou Constipação Crônica e/ou Diarréias - sem patologia gastrointestinal - o que é denominado Cólon Irritável, além de muitos outros sintomas.
Cada paciente em Fase de Exaustão do Stress apresentará um Cluster - um conjunto - de sintomas diferentes.
DEPRESSÃO, COMPULSÃO ALIMENTAR, DEPENDÊNCIA QUÍMICA, TDAH E SUAS RELAÇÕES COM A ANSIEDADE
. DEPRESSÃO - MUITAS DOENÇAS PODEM LEVAR A SINTOMAS DEPRESSIVOS. É necessário o Diagnóstico Diferencial
São dezenas as Doenças que podem levar a Sintomas Depressivos, desde um simples Hipotireoidismo, passando por Doenças Auto-imunes, Neurológicas, o Transtorno Bipolar, até a Depressão Unipolar, que é o que as pessoas conhecem por Depressão.
Portanto, o uso de um Antidepressivo pode ou não ser a solução.
A reposição de hormônio tireoidiano, no Hipotireoidismo ou o controle de uma Doença Auto imune, podem ser a solução, em muitos casos.
Daí a necessidade de uma Avaliação Inicial detalhada.
. O Stress Emocional gera e mantém Compulsões
O Processo de Ansiedade Crônica e Elevada leva, frequentemente, a Compulsões,
além de estar implicado, no sofrimento de vários quadros clínicos.
Compulsões são Formas de Alívio Breve (minutos a horas) da Ansiedade.
. Compulsão Alimentar por Ansiedade:
São muitas as Formas de Alívio Breve - de minutos há horas - da Ansiedade, nos Transtornos de Ansiedade e do Processo de Stress.
Elas são chamadas de Compulsões.
Comer em Excesso é a Compulsão mais utilizada para reduzir a Ansiedade e o Stress.
Outras Compulsões são:
. Dependência de Nicotina:
. Dependência de Álcool
. Dependência de Cannabis
. Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH:
São pacientes com dificuldades de atenção e (em certos casos) muito inquietos e impulsivos, mas pode haver apenas as Dificuldade de Atenção.
Estas dificuldades, além de trazerem consequências, altamente, negativas, em várias esferas da vida, trazem muita Ansiedade e podem levar o paciente ao Processo de Stress, Fase de Exaustão
cadastre-se e receba conteúdo editorial diretamente em seu e-mail